Que é etno-Artes?

MISSÕES E ARTE

Estas duas palavras são parte das nossas vidas e parte da nossa paixão. Em missões existem diferentes formas de usar as artes: na ALDEA nós trabalhamos com as EtnoArtes.

DEFINIÇÃO DE ETNOARTES

EtnoArtes é o estudo de todas as expressões artísticas no seu contexto cultural de forma que possam ser usadas por cada etnia para conhecer, louvar e testemunhar do Deus Verdadeiro.

Costumamos dizer que a música é universal, mas será que isso procede? Vejamos esta situação…

Um obreiro é enviado para uma etnia não alcançada com o evangelho. Ele chega até lá com sua própria cultura, leva consigo os modelos que ele conhece, aquilo que praticou no seu contexto eclesiástico e geográfico. Contudo, mesmo sabendo que as etnias recebem influências externas por causa do mundo globalizado, as suas expressões artísticas variam de cultura para cultura. Dessa forma, a maneira como as artes impactam as emoções e a vida das pessoas de outras culturas é diferente da maneira como impacta as nossas vidas. O que a gente experimenta ao ouvir Handel, Gardel ou Hillsong é distinto do que sentiriam os integrantes de uma etnia em outra parte do mundo. Eles poderiam até gostar de ouvir, mas não seria a música do coração deles, aquela que chega à sua alma. Pelo contrário, ela continuaria sendo a música de outra cultura.

Portanto, a música não é universal e sim um fenômeno artístico universal. Por esta razão é importante que o movimento missionário latino esteja preparado para usar as artes de forma apropriada, respeitando a criatividade de povos de outras culturas.

HISTÓRIA DE ALDEA

A expressão etno-artes nasceu durante o planejamento de uma oficina para o encontro internacional de missões Ethne a Ethne na cidade de Bogotá em 2009. A motivação era usar as artes para chegar mais efetivamente aos povos menos alcançados com o evangelho. Como resultado dessa oficina, surgiu a necessidade de uma rede de pessoas interessadas em usar as Etnoartes em missões. Então surgiu ALDEA.

OBJETIVO

O objetivo de ALDEA é conectar artistas locais, missionários, agências, etc. para que aquele que está no campo missionário saiba orientar o povo com o qual trabalha a usar suas próprias formas artísticas no louvor a Deus e na comunicação das verdades eternas.

Asociación Latinoamericana de EtnoArtes